segunda-feira, 7 de maio de 2012

Fundação Xuxa Meneghel inicia projeto que garante participação infantil na Conferência Rio+20

Com o compromisso de viabilizar a participação das crianças brasileiras no ambiente da Conferência Rio+20, a Fundação Xuxa Meneghel deu início ao projeto +Criança na Rio+20. A ideia central do projeto é fazer uma releitura do documento “Carta da Terra para Crianças” com meninos e meninas de diferentes comunidades do Brasil, e ao final gerar uma “Carta das Crianças para a Terra”.

Carta das Crianças para a Terra

A “Carta da Terra para Crianças” é uma cartilha para germinar os princípios éticos em prol da construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica com uma linguagem adaptada ao público infantil. A “Carta das Crianças para a Terra” seria uma resposta da criança brasileira a esse documento.

Para viabilizar o projeto, equipes interdisciplinares estão visitando diferentes grupos que compreendem as infâncias brasileiras: ribeirinhas, das florestas, quilombolas, do campo, do semiárido, de grandes centros urbanos, indígenas, em todas as macros regiões do país.  Desde abril, a Fundação Xuxa Meneghel esteve nas comunidades de Alter do Chão, no Pará, Boqueirão dos Vieiras (Codó), no Maranhão, São José da Serra, no Rio de Janeiro e Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Durante o processo, está sendo usada uma metodologia, gerada a partir de dinâmicas participativas, que permite elaborar com as crianças, opiniões e propostas para “Carta das Crianças para a Terra”, com registros audiovisuais feitos também por elas.

Com uma linguagem pedagógica moderna, o projeto provoca, encoraja e estimula as crianças a se expressarem e sensibiliza os adultos a considerá-las e valorizá-las. Além disso, cria um ambiente em que o público aprende sobre os desafios do desenvolvimento sustentável e pode contribuir na busca de soluções.

Aqui você poderá ficar por dentro das atividades que a Fundação Xuxa Meneghel está realizando nesse projeto. Acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário