segunda-feira, 7 de maio de 2012

Alter do Chão recebe oficinas do projeto +Criança na Rio+20

Para realizar uma das etapas do projeto +Criança na Rio+20, estivemos em Alter do Chão, uma vila de Santarém, no noroeste do estado do Pará. Fizemos a visita entre os dias 23 e 25 abril, com o apoio do Grupo de Ação Ambiental Vila Viva, que trabalha há 11 anos no local.

Alter do Chão recebe oficinas do projeto +Criança na Rio+20

A localidade é uma espécie de paraíso ecológico produzido pela dinâmica das marés do rio Tapajós, que revela ilhas de areias brancas na estação da seca e garante a reprodução da fauna marinha na cheia.
Ali vive uma população fixa ribeirinha, de herança cabocla e indígena, que assiste na última década a um “boom” migratório, que inclui forasteiros brasileiros e estrangeiros.

A equipe local – Alessandra, Cainã, Tinika e Renata – acompanhou o desenvolvimento das nossas oficinas +Criança na Rio+20, compostas por sessões com cerca de 25 crianças nas três tardes e 10 educadores nas três noites. No final, as crianças dançaram o carimbó, prática ancestral daquela região e parte central da maior festa local, o Sairé.

Toda a vida e atenção local estão relacionadas aos ciclos das águas, como eles afetam a flora, a fauna e conformam os modos de expressão cultural da gente dali. Como continuidade das oficinas, o grupo de crianças continuará se encontrando duas vezes por semana antes da viagem para o Rio de Janeiro. Elas gostariam de criar um clube infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário