quinta-feira, 31 de maio de 2012

Crianças com deficiências participam da oficina do +Criança na Rio+20

Durante os dias 23, 24 e 25 de maio, o Projeto +Criança na Rio+20 realizou a oficina de sensibilização com um público pra lá de especial, as crianças com deficiência. Ela aconteceu no espaço da Fundação Xuxa Meneghel e contou com a participação de 20 meninos e meninas representantes das crianças surdas, cegas, síndrome de down e com deficiência física e intelectual.

A intenção foi contemplar nesse grupo os diferentes tipos de deficiências. Para isso, contamos com a parceria local do RIOinclui, obra social do município do Rio de Janeiro, para a indicação e articulação com as quatro instituições participantes: Instituto Consuelo Pinheiro, Sodalício da Sacra Família, Obra Social Dona Meca e Instituto Nossa Senhora de Lurdes (INOSEL).


Assim que chegaram à Fundação, as crianças fizeram uma visita guiada para o reconhecimento do espaço, e em seguida almoçaram e iniciaram as atividades. A expedição no pomar foi um destaque nos três dias de oficina. Todas adoraram o contato direto com a natureza!

A sensibilidade delas no entendimento das metáforas utilizadas na metodologia - Pé de feijão e Teia da Vida - chamou a atenção dos mediadores. No primeiro dia, já afirmavam que o cuidado com a natureza não é o suficiente para um planeta sustentável, “é preciso também cuidar das nossas relações”, diziam as crianças. No final, a Teia da Vida, adaptada em alto relevo para o acesso de todas as crianças, ficou linda, com os elementos da natureza e os espaços de convivência representados em colagens e desenhos.

Questões importantes foram levantadas pelas crianças, dentre elas, o preconceito gerado pelas diferenças e a falta de acessibilidade nos equipamentos públicos para as diferentes deficiências. A Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi indicada como material importante para esse público. Vale conferir!






Nenhum comentário:

Postar um comentário