terça-feira, 17 de julho de 2012

Crianças do projeto +Criança na Rio +20 e adolescentes da Fundação Xuxa Meneghel participam da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

A 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente foi marcada por diversos momentos importantes para a Fundação Xuxa Meneghel. Um deles foi a entrega da ‘Carta das Crianças para a Terra’ à ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário e à presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Miriam Maria José dos Santos. Ela ocorreu durante o Ato Público de comemoração aos 22 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).  

As crianças aproveitaram a ocasião para ressaltar o objetivo do projeto +Criança que é a garantia da participação infantil e a formação de uma rede para a sustentabilidade. Por fim ainda deixaram como recado a importância de ter ‘+ crianças’ participando da próxima Conferência. Após a entrega da Carta, elas solicitaram uma audiência à ministra e à presidente do Conanda para conversarem sobre alguns temas específicos apresentados pelas crianças das diferentes regiões.


O documento com propostas para uma vida sustentável foi entregue ainda à prefeita da Cidade dos Direitos, também prefeita de Croatá (CE), Aurineide Bezerra de Sousa Pontes, à representante da Comissão de Direitos Humanos da OEA, Rosa Maria Ortiz e à coordenadora do programa Crescer sem violência da UNICEF, Casimira Benge, que convidou as crianças para uma apresentação formal do documento ao representante da UNICEF no Brasil, Gary Stahl.


 As crianças e adolescentes da Fundação Xuxa Meneghel também deram contribuições valiosas durante toda a Conferência, e com autonomia, utilizaram o espaço para discutir suas questões e votar em propostas para compor a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Outro episódio de destaque foi a aprovação pela assembleia da Conferência de uma moção de apoio a favor do Projeto Lei 7672/2010, propondo o direito de crianças e adolescentes a serem educados e cuidados sem o uso do castigo corporal e do tratamento humilhante. A ação coletou 319 assinaturas graças ao trabalho das equipes da Rede Não Bata Eduque e da Fundação Xuxa Meneghel, e principalmente das crianças e dos adolescentes. 




Além disso, as crianças do +Criança participaram na quarta feira, dia 11 de julho, de um manifesto a favor do Projeto de Lei 7672/2010 realizado durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJC). A ação aconteceu com o apoio de adolescentes e jovens do G27 - grupo do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) - que representam os estados brasileiros e o Distrito Federal na organização da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário