segunda-feira, 4 de junho de 2012

Equipe do +Criança na Rio+20 vai até o Pantanal

O +Criança na Rio+20 vai até o Pantanal. Dessa vez o objetivo era alcançar as crianças da fronteira e lá se foi nossa equipe para Corumbá, cidade conhecida como a capital do Pantanal, na tríplice fronteira entre Brasil, Bolívia e Paraguai. ...Esta cidade do estado de Mato Grosso do Sul praticamente se junta a três outras (Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quizarro), compondo uma população de 150 mil habitantes.

Crianças do Pantanal se preocupam com o ambiente natural.

As oficinas aconteceram nos dias 2 a 4 de maio, nas dependências do nosso parceiro local, o Moinho Cultural Sul Americano e reuniram 25 crianças, alunas nos cursos de formação artística que aquela organização realiza. O Moinho foi criado em 2004 e atende 360 crianças e adolescentes brasileiros e bolivianos, promovendo sua formação em música, dança e tecnologia. Tiago Godoy, gestor do Moinho, apoiado por uma fantástica equipe, fez as honras da casa.

As possibilidades e preocupações apresentadas pelas crianças foram claramente relacionadas ao ambiente natural, social e cultural daquela região, bem à beira do rio Paraguai: muita riqueza de flora e fauna, importância das águas, machismo, violência doméstica, tráfico de drogas e prostituição. Uma das propostas mais criativas foi a criação da campanha “Bicho Esperança”, porque, segundo a autora, “ela é tão necessária quanto a Criança Esperança”.

No final da oficina do segundo dia, a garotada fez uma mostra de seus talentos no canto, nos violinos, no piano e na dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário