segunda-feira, 4 de junho de 2012

O +Criança na Rio+20 vai até Vila Moura

Dessa vez, o +Criança na Rio+20 foi em busca da opinião das crianças da Floresta Amazônica, em Vila Moura – uma comunidade tradicional das mais remotas da região, com mais ou menos 65 habitantes descendentes de seringueiros. Ela fica um dia de viagem de barco da cidade mais próxima, que é Tefé (AM).
Em parceria com a empresa HRT, uma das equipes do +Criança na Rio+20, conheceu cerca de 30 crianças e seus familiares. As oficinas aconteceram nos dias 25 a 27 de maio, na Casa Comunitária.


No primeiro dia, a Teia da Natureza demonstrou bem a biodiversidade local. Ficou repleta de bichos e frutas. Já na Teia das Relações, as crianças pontuaram que o que gostam mesmo é de colher frutas no campo, brincar, ver televisão em casa e tomar banho geladinho no rio.
Elas demonstraram preocupação com o desmatamento da floresta, com o lixo e com a poluição, que “mata os peixes e causa doenças”. Sabem que cuidar da família também é importante. Uma das propostas mais criativas foi a ideia de fazerem cartazes, com a ajuda do professor local, contendo uma lista de deveres e direitos que as crianças possuem.
Durante a despedida, fomos presenteados e tivemos o privilégio de saborear o delicioso caldo de peixe, feito especialmente pela matriarca da Vila.




Nenhum comentário:

Postar um comentário